sábado, 18 de abril de 2015

Blogagem coletiva da Lindalva. Basta Nas Lagoas! E Nossos Rios!

Clique aqui Ilha Da Lindalva  
Participe você também vem!


 14/04/2015 
Mortandade de peixes em lagoas será investigada
Fenômeno na Lagoa de Araruama, semelhante ao da Lagoa Rodrigo de Freitas, é tema de audiência pública.  A Lagoa de Araruama também vem sofrendo com a mortandade de peixes. O problema, que afeta seis municípios da Região dos Lagos, não é recente. De acordo com a bióloga Maria Helena Baeta, os peixes daquela lagoa vêm morrendo de  jogado in natura nas lagoas”. Ela diz que atualmente as concessionárias Águas de Juturnaíba e Pro-lagos fazem o tratamento, mas mesmo assim ainda há pontos de esgoto.
Na Lagoa de Araruama, mortandade traz prejuízos à pesca e ao turismo
“A situação afeta o turismo e principalmente a pesca.
Esgoto, chuva e até seca causam problema

Técnicos acreditam que o aumento da salinidade na Lagoa de Araruama e as microalgas são responsáveis pelo baixo nível de oxigenação das águas, especialmente entre São Pedro da Aldeia e Cabo Frio. As fortes chuvas e a entrada de água doce, proveniente da estação de tratamento de esgoto das concessionárias, contribuiriam para o problema



Uma grande quantidade de peixes mortos continuam aparecendo na Lagoa de Araruama. Neste final de semana, em São Pedro da Aldeia, milhares de peixes, de diversos tamanhos e espécies, apareceram mortos em Praia Linda, Ponta da Areia, Praia da Pitória, Praia da Teresa e outras. Mas o que provocou a mortandade? Tudo ainda permanece um mistério. Uns dizem que o motivo é o despejo de esgoto na lagoa, enquanto, outros afirmam que a razão foi o aumento na temperatura da água. Diante desse impasse, população e pescadores ficam sem saber a razão da morte dos peixes.  A incidência se intensificou durante essa semana, e o forte mau cheiro e a longa linha de peixes mortos espalhados pela areia chamou a atenção de quem passa pela laguna.
Na Lagoa de Araruama ,mortandade e trás prejuízo a pesca e ao turismo.A lagoa de Araruama é uma das maiores em área urbana do país. Com 50 quilômetro de faixa de areia. As águas hoje turvas eram cristalinas há duas décadas. Nesse período,aumentou muito lançamento de esgoto por conta do desenvolvimento dos cincos municípios do entorno,Cabo Frio,Arraial do Cabo,São Pedro Da aldeia,Iguaba Grande e Araruama.
As autoridades,sempre colocam a culpa na natureza,mas o protagonista é  quase sempre o mesmo,esgoto associado a algum fenômeno Climático.
 Mancha escura na água...

A população de São Pedro da Aldeia está cobrando uma resposta do Instituto Estadual do Ambiente (I.N.E.A) para investigar a causa da mortandade de peixes no local.
Se continuar assim,muito em breve não teremos aonde nadar e nossos netos poderão não conhecer algumas espécie de peixes.Se o problema de água limpa no mundo já é grave pelo aquecimento global, estamos tornando a situação ainda mais tensa com a poluição das poucas fontes de água limpa no continente. Muitas lagoas são usados para nutrição dos moradores ao redor e afazeres de casa. Com sua poluição, a água se torna impotável e sem condições para consumo.
BASTA DE TANTA POLUIÇÃO!

12 comentários:

  1. Esta minha mana é nota 1000 mesmo. Apesar de tu ter me colocado como colaboradora deste cantinho azul sabes que nunca colaborei em nada kkkkkkkkkkkkkkkkkkk só com a minha amizade e o orgulho de ter uma amiga como tu, que criou sozinha este recanto. E este teu BASTA me emocionou. Beijos no coração minha linda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina,obrigada pelas palavras de carinho.Para mim BASTA ter a sua amizade e ser a sua amiga. E ainda te digo que vc faz e faz muito.
      Um bjão nesse coração fértil de amor.
      Bjss

      Excluir
  2. Nossa que basta mais comovente! Será que não terei tempo de ver os peixinhos? Só aquele beta que o vovó me deu? Que isso essas autoridades não farão nada? vamos dá uma basta nisso.BASTA!

    ResponderExcluir
  3. Um BASTA super importante! E, as autoridades devem tomar atitudes para que esse meio ambiente seja salvo!
    BASTA!!!!! Parabens pela postagem!
    Bjs e otimo sabado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Lúcia. É sim amiga super importante.Isso vem acontecendo sempre e aparentemente sem motivos...Mas sabemos de quem é a culpa. bjsss

      Excluir
  4. Olá!
    Que triste amiga!
    Vamos dá um basta urgente!
    Lindo domingo!
    Um super bjo!

    Alê - Bordados e Crochê
    Fã Page

    ResponderExcluir
  5. Mais um BASTA que me emocionou amiga Sereia. A agua a fauna e a flora estão sendo tratadas com um desrespeito incrível e cruel. A agua é o dom da vida sem ela não somos nada,mas parece que não existe um pingo de conscientização. BASTA. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns amada pelo seu BASTA! é muito triste ver acontecendo tudo isto, eu estou com você para gritarmos bem ALTO BASTA..........BASTA quem sabe todos nós gritarmos juntas chegam as autoridades e fazem algumas coisa! beijinhosssssssssssss

    Rúbia

    ResponderExcluir
  7. Oi,que pos que me chamou a atenção!
    Me chamou a atenção por vários motivos,mas principalmente porque é por isso que ñ fomos nadar hoje.Um feriadão desses e eu aqui,quando poderei retornar nessa maravilha de Deus.
    Bjsss

    ResponderExcluir
  8. Vamos seguir gritando um BASTA, um dia nosso grito será ouvido.
    Abraço!
    Sonia

    ResponderExcluir
  9. Eita mais um BASTA que nos emociona muito! lembro de quando vc e meu pai nos levava para brincar nas lagoas,águas limpas,cristalinas e hoje meus filhos nunca puderam brincar nelas.
    Que pena que as autoridades continuam a fechar os olhos.
    Belo BASTA bjsss

    ResponderExcluir
  10. Amei, estou com você no seu Basta!!! Bjinhos

    ResponderExcluir

Existem aquelas pessoas que por mais distantes que estejam, ainda continuam perto. Aquelas que, passe o tempo que passar, serão sempre lembradas por algo que fizeram, falaram, mostraram, pelo que nos fizeram sentir. É isso… As pessoas são lembradas pelos sentimentos que despertaram em nós… E quanto maior o sentimento, maior se torna a pessoa. Caio Fernando Abreu. Cal Lim

Fico feliz que esteja aqui. Volte sempre que quiser a casa é sua. Não esqueça de deixar o seu link para que eu possa visita-los