domingo, 24 de maio de 2015

MORTANDADE DE PEIXES NA LAGOA DE ARARUAMA É INVESTIGADA. Esgoto e assoreamento de Canal de Itajuru são os principais agravantes

Arraial do Cabo foi o primeiro município a receber a visita da Comissão de Assuntos Municipais e Desenvolvimento Regional da Assembleia Legislativa (Alerj), nesta sexta-feira (22), para avaliação e apuração das causas do aumento da mortandade de peixes na Lagoa de Araruama. 

O município cabista foi considerado o principal poluidor da laguna, apesar de negar que seja o protagonista dessa história. A Lagoa de Arararuama, que recebe efluentes de sete municípios da Região dos Lagos, vem sofrendo com a mortandade de peixes. 

O problema, que afeta seis municípios da Região dos Lagos, não é recente. Técnicos do setor ambiental acreditam que o aumento da salinidade na Lagoa de Araruama e as microalgas (por causa da grande quantidade de esgoto) são responsáveis pelo baixo nível de oxigenação das águas, especialmente em Cabo Frio. Contribui também para o problema o assoreamento do Canal do Itajuru.

“A falta de oxigenação da Lagoa é um dos principais problemas e a dragagem constante do Canal de Itajuru é fundamental, embora a última tenha ocorrido em 2008", afirmou a deputada Marcia Jeovani (PR), da Comissão de Assuntos Municipais e Desenvolvimento Regional da Alerj. 

Ela - juntamente com membros da comissão - visitou Estação de Tratamento de Esgoto de Arraial do Cabo, a saída do esgoto para o canal que desemboca na lagoa, a ponte elevatória da antiga Álcalis e a Estação de Tratamento de Monte Alto.

Já em Cabo Frio, foram até Boca da Barra e Ponta do Ambrósio. Em São Pedro da Aldeia, a comissão passou pela Praia do Camerum, a Estação de Tratamento de Esgoto da Prolagos (próximo a UPA) e seguiram para a ponte em Iguaba Grande (próximo à Casa do Pescador). 

Em Araruama, estiveram no Bairro Salinas (atrás da Baterama) e terminaram a visitação na Estação de Tratamento de Esgoto da Águas de Juturnaíba em Ponte dos Leites.

A comissão reforçará o pedido ao governo estadual para fazer uma nova dragagem do Canal de Itajuru e verificar o andamento do desassoreamento dos pontos de estrangulamento apresentados pelo Inea.
E AÍ MENINAS,VALEU OU NÃO VALEU O NOSSO BASTA?
 O POVO AGORA MAIS FELIZ!

3 comentários:

  1. Tá vendo Celita... O negócio é gritar, em silêncio nada muda.... Esta postagem merece ir para o BASTA como resposta. Beijos glub glub no coração.

    ResponderExcluir
  2. Claro que valeu o grito e ação! Vale sempre, não dá pra tudo assistir passivamente! bjs, chica e tudo de bom!

    ResponderExcluir
  3. Gritar e gritar e gritar!!!!!
    Enquanto estivermos calados não demonstramos nosso descontentamento!!!
    A vida é AÇÃO!
    bjus e linda semana!
    http://www.elianedelacerda.com

    ResponderExcluir

Existem aquelas pessoas que por mais distantes que estejam, ainda continuam perto. Aquelas que, passe o tempo que passar, serão sempre lembradas por algo que fizeram, falaram, mostraram, pelo que nos fizeram sentir. É isso… As pessoas são lembradas pelos sentimentos que despertaram em nós… E quanto maior o sentimento, maior se torna a pessoa. Caio Fernando Abreu. Cal Lim

Fico feliz que esteja aqui. Volte sempre que quiser a casa é sua. Não esqueça de deixar o seu link para que eu possa visita-los